Podemos citar as seguintes diferenças até o momento ao comparar opções tradicionais e opções binárias.
Sobre o vencimento As
opções tradicionais, geralmente, têm vencimento mensal.
As opções binárias contam com vencimentos variados, sendo de uma hora, um dia, semana ou meses; e em certos casos pode ser somente de 15 minutos.
Sobre o pagamento
As opções tradicionais geram pagamento dependendo do valor do ativo subjacente.
As opções binárias possuem pagamento fixo.
Quanto a utilidades ou estar dentro do preço (in-the-money)
Nas opções tradicionais, para estar dentro do preço é necessário haver movimento entre o preço de compra e o ativo subjacente a fim de executar a opção.
Nas opções binárias, o movimento dos preços de opções em sua quantidade é irrelevante, apenas a direção - se está acima ou abaixo do preço de compra.
Direito de compra
As opções tradicionais oferecem ao titular o direito de vender a opção e poder voltar-se ao mercado no caso do vencimento finalizar dentro do preço.
Nas opções binárias este conceito não se aplica.
As opções binárias são caracterizadas pela simplicidade; mas, deve-se prever se o ativo subjacente fechará acima ou abaixo do preço de compra.
As opções binárias são fáceis de entender e possuem uma forma simples de executar.
O investidor só precisa projetar a direção do ativo subjacente. Essas opções permitem maior controle de risco e recebem retorno fixo.
O retorno ou o
pagamento de uma opção binária é fixo e pré-determinado com antecedência, para que você saiba desde o início os possíveis ganhos e riscos, ao contrário das opções tradicionais.
As opções binárias são liquidadas no vencimento, não importa quão variado seja o ativo subjacente ou a flutuação do mercado, basta finalizar a operação dentro do preço. Se você conseguiu apenas um pip a seu favor, é o suficiente para cobrar o retorno fixo.