As
opções binárias podem ser classificadas levando em conta diferentes variáveis.
1- De acordo com o momento em que pode-se levar a cabo a liquidação
a- Europeias ou com vencimento
Esse tipo de opção existem quando a condição predeterminada se cumpre ou não, somente no vencimento do prazo escolhido e não em nenhum momento antes.
Exemplo: Você compra uma opção com base no fato de a ação da Apple subirá ao fechar o dia. Se, ao final do dia, cumpre-se tal condição, você será credor total da quantia predeterminada. Do contrário, a opção valerá zero.
b- Americanas ou de liquidação prévia ao vencimento
Essa classe de opção binária permite sua liquidação em qualquer momento antes do término do vencimento, uma vez que a condição predeterminada se cumpra.
Exemplo: Você compra uma opção com base no critério de que a Apple cairá 10 pontos antes das 16:00 CET.
Se essa opção baixar até tal nível em qualquer momento durante o dia, antes de cumprir o vencimento, a opção se liquidará imediatamente e você obterá lucro, sem se importar com o que aconteça depois de cumprida a condição.
2 - De acordo com o comportamento do ativo para que a opção gere utilidade
a - Ao alcance de barreira simples ou One Touch
Nesse tipo de opção binária, basta que o ativo chegue uma vez, em qualquer momento antes do vencimento, ao preço predefinido pelo investimento. Se isso acontecer, o investidor será credor do valor acordado de antemão, do contrário a opção valerá zero.
b - Ao alcance de barreira dupla ou Double One Touch
O investidor poderá fixar dois limites que considere que o ativo possa alcançar. Se o ativo alcançar algum deles, o investidor será credor do valor predeterminado, do contrário a opção valerá zero. Esse tipo de opção é bastante popular no mercado de moedas e é usado por investidores que predizem câmbios repentinos, mas não sabem com exatidão em qual direção.
c - Sem alcance de barreira simples ou No Touch
O investidor estabelecerá um valor limite ao qual o ativo não possa alcançar. Se alcançar, a opção valerá zero; do contrário, o investidor será credor da quantia predeterminada.
d - Sem alcance de barreia dupla ou na faixa
Nesse tipo de opção binária, o investidor estabelecerá dois valores limites dentro dos quais se moverá o ativo sem chegar a tocá-los. Se acertar e o ativo não alcançar nenhum dos dois limites, o investidor receberá o valor da opção determinado previamente; do contrário, a opção valerá zero.
3 - De acordo com a condição para que a opção gere utilidade
a- Tudo ou Nada, Cash or Nothing
Esse tipo básico de opções binárias, a opção gerá utilidades ao investidor se cumprir com a condição de alta ou baixa predita no momento da compra. Se essa condição não se cumprir, o investidor não receberá nada.
b - Alocação de ativos ou Nada ou Asset or Nothing
Essa classificação é muito parecida como o Tudo ou Nada, e é válida unicamente para opções binárias de compra Call. Nessas, o vendedor da opção não pagará nada se o valor subjacente se encontrar abaixo do preço em exercício e pagará o preço do ativo acordado se o preço estiver acima do preço em exercício.
c- At the Money ou No preço
Nesse tipo de
opção, o proprietário da mesma receberá o valor predeterminado se no vencimento o valor do ativo for igual ao preço em exercício. Ou seja, se encontrar no preço [At the money]. Se não acontecer tal condição, o investidor não receberá nada.