Nas
opções binárias, o vencimento da opção reduz de forma considerável a diferença das opções tradicionais, podendo ter vencimento em poucas horas, dia ou semana. Além disso, também há opções binárias com prazos de vencimento maiores, como o vencimento mensal.
Assim como as opções normais, as opções binárias variam seu valor em função do movimento do ativo subjacente ao qual se referem. Se estimarmos que o valor de uma determinada commoditie, por exemplo, aumentará dentro de um dia ou semana, compraremos opções Call. Se, ao contrário, acreditarmos que o valor desse ativo subjacente se reduzirá nesse período, compraremos opções binárias do tipo Put.
Nas opções binárias ou opções digitais só existem dois resultados possíveis, zero ou um -de onde vem seu nome.
As opções binárias são opções de tudo ou nada. Eles dão ao investidor um pagamento fixo se cumprir com o critério da opção. O que faz desse um interessante instrumento de investimento é o fato dos investidores receberem um pagamento fixo como retorno com base no ativo subjacente cumprir o critério específico descrito como parte da definição da opção.
Zero (out-of-money [fora do preço] ou sem utilidade)
Essa situação ocorre quando a opção binária se torna inútil ao final do período. Esse seria o caso de comprar um opção binária Call, com preço final de ativo subjacente inferior ao preço no momento da compra de tal opção. Nesse caso, perdemos todo o importe envolvido em tal opção por fechar fora do preço. Além disso, alguns brokers permitem que o investidor possa recuperar uma parte reduzida do importe investido em tais opções binárias inúteis.
Um (in-the-money [dentro do preço] ou com utilidade)
Essa situação ocorre quando uma opção binária cumpre com a previsão inicial no momento da compra de tal opção. Ou seja, se comprarmos uma opção Call, o preço do ativo subjacente se encontrará acima do preço da compra de tal opção e, portanto, receberemos um retorno fixo. Tais benefícios são conhecidos de antemão pelo investidor, assim ele pode controlar o nível de risco antes do investimento.
Na prática, a forma de operar opções binárias é idêntica a de qualquer outro derivado ou opção, com exceção da existência de prazos de vencimentos bem reduzidos a horas, dias ou semanas.
As
opções binárias são compradas através de brokers ou entidades emissoras, e eles serão os encarregados de abonar as quantidades correspondentes dos possíveis lucros ou perdas ao concluir o prazo de vida de tal opção.