As
opções binárias são também conhecidas como opções digitais, opções de retorno fixo, opções de tudo ou nada ou FROs (Fixed Return Options).
Nesse tipo de investimento, o investidor adquire o direito de cobrar determinada quantidade se, no vencimento, cumprir com a condição de que a opção suba ou abaixe, de acordo com o preço da mesma quando realizada a compra. Dessa maneira, o comprador será credor da soma acordada no vencimento, sempre e quando se cumprir a condição predeterminada.
As opções binárias são opções que dão ao investidor pagamento ou retorno fixo, se cumprir o critério da opção. O que faz a diferença nesses instrumentos de investimento é o fato dos investidores receberam um pagamento fixo, um retorno com base no ativo subjacente cumprir o critério específico descrito como parte da definição da opção.
Ao negociar com opções binárias, o trader ou investidor comprará a opção que deseja adquirir. Cada opção tem um valor nominal sobre o qual o investidor terá que decidir se faz uma colocação de Call ou Put, ou seja, se o valor da opção no vencimento será acima ou abaixo do valor no momento da compra. Pode-se dizer que ao investir em opções binárias, o importante de fato é a tendência do instrumento financeiro, seja de alta ou baixa.
O
valor da opção no vencimento determinará se a opção fechou com utilidade dentro do preço ["in the money"], ou com perda fora do preço ["out of the money"]. Se a opção fechou dentro do preço, o investidor ganhará 100% do valor da opção, determinado no momento da compra. Se a opção fechou fora do preço, o valor da opção será igual a zero. No entanto, muitos dos brokers especializados em opções binárias outorgam um valor de reembolso que pode chegar a até 15% do investimento fechado fora do preço.
Por exemplo, suponhamos que você decidiu investir $200 em uma opção Call da Apple, cotada no momento da compra em 85,859 e oferecendo retorno de 70%. No caso da opção vencer em até um centavo acima do preço em exercício (strike price), a 85,860 por exemplo, você receberá 70% de retorno ($140) além do seu investimento original de $200 (total de $340). No caso da opção fechar a 85,840, por exemplo, você receberia 15% do investimento inicial por terminar fora do preço ou com perda, contanto que seu broker ofereça essa alternativa.
É por isso que o risco nesse tipo de investimento está sempre limitado e o investidor saberá desde o início da compra qual é sua expectativa de lucro e quanto ariscará no caso de perda.
Pode-se negociar opções binárias em quase todos os tipos de ativos, sendo os mais populares:
a- Ações cotadas na Bolsa (Apple, Microsoft, BBVA, Nike, Coca Cola, etc.)
b- Índices econômicos (Nasdaq, Dow Jones, IBEX, DAX, etc.)
c- Commodities (ouro, prata, petróleo, soja, milho etc.)
d- Pares de Moedas ( EUR/USD, USD/GBP, EUR/JPY, etc.)