As opções binárias são uma classe específica de opções conhecidas como opções exóticas. Nos mercados financeiros, são conhecidas como opções digitais ou opções de retorno fixo por sua sigla em inglês FROs.
As opções binárias ou
digitais são instrumentos financeiros muito fáceis de entender e possuem forma de comerciar simples; porém, não há como negar que são necessárias habilidades especiais para investir em opções binárias já que é preciso considerar cuidadosamente o ativo subjacente do qual depende o resultado.
Vários centros econômicos em todo o mundo incorporaram as opções binárias às suas instalações, e são conhecidas como FROs (Opções de retorno fixo).
Antecedentes europeus
Note que os fenícios, gregos e romanos negociavam contratos de opção com cláusulas a respeito dos bens transportados por navios. De qualquer forma, o primeiro mercado de opções com certo nível de organização apareceu na Holanda no século XVII.
Na Bolsa de Amsterdam realizavam-se operações de opção e forward sobre as ações da Companhia das Índias Orientais. No início do século XVIII, a Inglaterra começou a negociar opções sobre as ações das principais empresas comerciais. Mas a queda acentuada nos preços da South Sea Company em 1720 devido à especulação com opções sobre ações dessa empresa causou a proibição do mercado de opções. Essa proibição esteva em vigor até o início do século XX. Em outros mercados europeus durante o século XIX e nas primeiras décadas do século XX, também se realizaram compra e venda de opção de ações.
Antecedentes americanos
As opções de ações são negociadas nos mercados dos EUA por muitos anos. Desde os anos cinquenta e sessenta, as opções normalmente eram comercializadas sobre ações listadas na Bolsa de Nova York e sobre lotes de 100 ações com prazos típicos de dois a três meses. O mercado de opções era um típico mercado de balcão, sem um sistema padronizado de recrutamento e com alto risco de crédito, na medida em que, no caso de não cumprimento por parte do vendedor, o único recurso para o comprador era ir a tribunal.
Tempos Modernos
Em 1973, começou a operar o CBOE (Chicago Board Options Exchange), o primeiro mercado organizado criado no mundo. Os primeiros contratos foram contratos de opções em lotes de 100 ações, escolhendo apenas 16 empresas de início no mercado, sobre as quais poderiam se negociar opções.
De 1973 até hoje, criaram-se mercados de opções nos principais centros financeiros do mundo, as opções são negociadas em uma ampla gama de ativos financeiros e não-financeiros e seu uso é generalizado para todos os tipos de comerciantes e investidores. Ainda, a teoria de precificação de opções revolucionou a teoria financeira moderna.
Em 2007, nos Estados Unidos, a Options Clearing Corporation apresentou uma proposta de introdução de negócios de opções binárias nos principais mercados financeiros. A SEC (Securities and Exchange Commission), em 2008, aprovou a introdução nos mercados financeiros de contratos de opções binárias.
Em maio de 2008, a Amex (American Stock Exchange), hoje conhecida como NYSE Amex Equities, começou a oferecer opções binárias publicamente e em junho do mesmo ano foi seguida pelo Chicago Board Options Exchange (CBOE.)
No jargão dos mercados regulamentados, esse tipo de opções binárias é conhecido como FROs (Fixed Return Options) ou opções de retorno fixo.
O Chicago Board Options Exchange (CBOE), por exemplo, permite investir em opções binárias sobre o S&P 500 e sobre o Índice de Volatilidade VIX. A NYSE Amex Equities também permite transações com estes instrumentos.
É claro que com a introdução das opções binárias em centros financeiros começou-se a aplicar novos regulamentos.
Enfim, as
opções binárias contam com uma classe comercial bem desenvolvida do tipo OTC (de balcão) no mundo financeiro, e são usadas especialmente com commodities, ações, índices, moedas e ações.
Os contratos de opção são uma das peças fundamentais do mercado financeiro moderno. A ideia generalizada entre os investidores é de que as opções têm uma vida curta e são um dos elementos mais representativos, talvez, o mais importante, do processo de inovação financeira.