O Banco Central Europeu (BcE) é o banco central do euro, moeda europeia, e funciona como o eixo principal do sistema euro. É um dos bancos centrais com maior influência no mundo.
O Banco Central da Europa foi fundado em 1999 e desde então adotou a moeda euro como a moeda Oficial. A sede do banco central europeu se encontra em Frankfurt, Alemanha.
A Zona do Euro, onde a moeda prevalece, é constituída por dez países da União Europeia: Alemanha, Áustria, Bélgica, Chipre, Eslováquia, Eslovênia, Estônia, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Malta e Portugal usam o euro como moeda comum.
O BcE trabalha com o "Sistema Europeu de Banco Centrais" (SEBC), o qual inclui os 27 países da UE. No entanto, somente 17 desses países adotaram o euro até o período atual, constituindo assim a "zona do euro" ou "euro zona", e seus bancos centrais, junto com o Banco Central Europeu formam o denominado "Sistema Euro".
Os objetivos do Banco Central Europeu consistem em preservar o poder aquisitivo do euro, manter a estabilidade dos preços e um crescimento sustentável; porém, diferente da Reserva Federal, o Banco Central Europeu busca manter as metas da inflação abaixo dos 2%. O que o faz controlando os meios de pagamento e supervisionando a evolução dos preços.
Controlar os meios de pagamento implica, entre outras coisas, em fixar os tipos de juros na zona do euro, o que talvez constitua a atividade mais conhecida do banco.
Os membros da Zona do Euro constituem uma economia ou bloco econômico, dependente em grande parte das exportações. Assim, o Banco Central Europeu mostra preocupações com um euro sobrevalorizada, já que o fenômeno aumenta o custo dos bens e serviços exportados, prejudicando assim o setor exportador do bloco.
O Conselho do BcE se reúne duas vezes por semana; porém, as decisões no tocante à política financeira são anunciadas em uma conferência de imprensa por volta de onze vezes por ano.
Mario Draghi é o presidente atual do Banco Central Europeu. Dragui é italiano e estudou economia. Ele preside a instituição financeira europeia desde primeiro de novembro de 2011.
Dragui é o sucessor de Jean Claude Trichet, francês que ficou conhecido por ser cauteloso. Alguns analistas o criticaram por seu desempenho tardio na ação contra o desemprego na Europa e a crise generalizada.
Tipo de Entidade Financeira: Banco da Organização
Fundação: 1999
Sede: Frankfurt, Alemanha.
Moeda Legal: Euro; ISO: EUR