Existem duas correntes principais de análise que são úteis quando da tomada de posições e definição de estratégias de
investimento em opções binárias. Essas duas correntes principais de análise são a análise fundamental e a análise técnica.
Análise fundamental ou macroeconômica consiste em usar dados econômicos, financeiros, políticos ou social e até mesmo climáticos para determinar o movimento futuro dos ativos subjacentes nos vários mercados. A corrente fundamental ou macroeconômica estuda cuidadosamente notícias e relatórios por informações precisas sobre a direção futura dos mercados.
O fundamentalista fará previsões sobre a direção financeira do mercado com base na literatura econômica, como o PIB, o emprego, o setor de serviços e de produção, e os anúncios feitos por grandes bancos centrais, além do acesso a toda essa informação através de calendário econômico detalhando os principais eventos macroeconômicos de cada estado.
No mercado de ações, o fundamentalista verá como uma empresa executa durante um trimestre específico ou o que declarou recentemente um executivo ou CEO da empresa para obter mais informações sobre a futura direção de uma ação específica.
O mercado financeiro sofre constantemente de alterações e flutuações, já que todos os dias há declarações e publicações econômicas, sociais e políticas que afetam o mercado como um todo.
Quando o fundamentalista analisa as notícias ou eventos econômicos, políticos ou sociais, ele deve ser capaz de determinar se esses eventos têm uma capacidade de impacto imediato no mercado para um instrumento financeiro ou ativo subjacente. Por exemplo, se as expectativas para um relatório econômico específico como o PIB são de uma pequena redução no crescimento, essa pequena diferença refletirá em uma mudança em curto, médio ou longo prazo? O fundamentalista terá que determinar com base em estimativas e modelos, se o mercado tem valorizado ou avaliar adequadamente o impacto econômico de uma publicação em um instrumento financeiro e, com base nessas projeções, determinará se deve ou não colocar uma ordem de mercado. Normalmente, quando o mercado é surpreendido por alguma notícia ou evento, a reação é imediata. Também, geralmente após os participantes do mercado digerirem os novos eventos, o mercado tende a continuar na direção da reação inicial por um período de tempo.
Eventualmente, ele compreenderá quais eventos são significativos e os quais não o são. Um analista fundamentalista deve observar quais eventos movimentam o mercado e em que direção, uma vez que os padrões tendem a se repetir, e para tal finalidade é útil usar a agenda econômica está disponível em nosso site.
Você deve estar ciente de que a abordagem fundamentalista varia dependendo do ativo financeiro que operar. Se você investir em ouro ou petróleo, terá importantes publicações econômicas sobre a demanda e oferta de petróleo e ouro, os relatórios da OPEP, etc; se caso contrário, investir em moedas, você focará nos anúncios dos bancos centrais e nas taxas de juros, etc. Se você investir em ações, se concentrará balanço social corporativa da empresa ou nos comentários dos executivos e no lançamento de novos produtos ou serviços, etc.
É por isso que o ideal seria começar com um único
ativo financeiro e quando o dominar, investir para expandir seu alcance em diversificar sua carteira de investimentos. Lembre-se que todos os mercados financeiros geralmente contém muitas nuances que criam as mudanças sutis.
A análise fundamental deveria ser complementada com a análise técnica.